O colágeno responde por quase ¼ de toda proteína em nosso corpo. Com função primordialmente estrutural, proporciona sustentação às células, mantendo-as unidas em diversos tipos de órgãos e tecidos como pele, ossos, cartilagens, ligamentos, tendões e artérias.

“O colágeno hidrolisado é um ingrediente que vem sendo avaliado em estudos sobre benefícios para a pele e saúde das articulações. Temos observado resultados positivos com um consumo entre 8 a 10g de colágeno ao dia. Não é um modismo, mas as pessoas precisam ficar atentas, pois muitos produtos tem baixa dosagem”, diz a nutricionaista Jocelem Mastrodi Salgado, professora da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), na USP.

A suplementação visa estimular a produção do colágeno no nosso corpo. Estudos mostram que aproximadamente 90% desses aminoácidos são absorvidos em seis horas e essas moléculas podem agir como mensageiros, promovendo a síntese e reorganização de novas fibras de colágeno, melhorando a firmeza e a elasticidade da pele, assim como o metabolismo da cartilagem. “A ingestão de colágeno hidrolisado pode beneficiar todas essas estruturas”, explica Jocelem.

Reposição a partir dos 40

Com 30 anos, sabe-se que há perda de 1% do colágeno que produzimos ao longo de um ano, gerando o surgimento das rugas. Já aos 50 anos, a produção começa a ficar em torno dos 35% necessários para os órgãos de sustentação, aumentando a fragilidade dos ossos e articulações – processo agravado com a menopausa. E o colágeno, que normalmente é reposto em nosso organismo com uma alimentação equilibrada (carnes são excelentes fontes de proteínas e colágeno), passa a necessitar de suplementação com a proximidade dos 40.

Mais algumas boas razões para você inserir o Colágeno Hidrolisado na sua rotina

Dez vezes mais potente do que a carne

A melhor fonte de colágeno é a carne bovina, mas o suplemento em pó, que deve ser dissolvido na água, é a melhor forma de obter quantidades relevantes da substância a ponto de obter resultados visíveis. O colágeno é a proteína que predomina no nosso organismo, mas é difícil obtê-la com a alimentação. Uma porção do suplemento de colágeno hidrolisado fornece dez vezes mais aminoácidos quando comparado um bife de 100 gramas.

Ajuda a emagrecer

O colágeno hidrolisado é um pó constituído basicamente por proteína, vitaminas e minerais. É livre de gorduras e não tem adição de açúcares e o valor calórico por porção é muito baixo. O ideal é consumir o produto de 30 a 60 minutos antes do almoço ou jantar, já que ele estimula o mecanismo de saciedade, o que leva a comer menos na refeição a seguir.

Faz bem à saúde

O colágeno é o principal componente proteico dos ossos, tendões, cartilagens e pele. Além de manter a beleza e o corpo em dia, o consumo regular de colágeno hidrolisado auxilia na manutenção destas estruturas.

Repõe a perda natural da substância

A partir dos 30 anos, homens e mulheres passam a ter perdas maiores de colágeno. A cada década, a capacidade do corpo em fabricar colágeno diminui ainda mais. Além do processo natural de envelhecimento, os fatores que podem aumentar as perdas de colágeno são: excesso de exposição solar sem proteção, consumo excessivo de cafeína, hipotireoidiosmo, dietas de valor calórico excessivamente baixo, fumo e estresse.

Fonte: Bem Estar GNT

 

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *